OS NOVOS CENÁRIOS TURÍSTICOS: INOVAÇÃO, PLANEJAMENTO E AS MEGATENDÊNCIAS

Eliane Avelina de Azevedo, Jaime José da Silveira Barros Neto

Resumo


A busca pela inovação tem sido o principal desafio nos diversos segmentos da economia e notadamente no turismo, que mediante as demandas mais exigentes, necessita estar em constante evolução. Assim, é necessário compreender que pensar o planejamento turístico neste século de intensas mudanças, requer um novo olhar para as questões de inovação e competitividade. O foco, é a percepção das megatendências como primeiro passo para traçar os cenários prováveis e desejados em uma determinada atividade, facilitando a construção de estratégias e de políticas públicas estruturantes, sinérgicas e eficazes. Dessa forma, esse artigo baseia-se nas interconexões teóricas que traça de maneira direta as concepções de inovação, planejamento e as megatendências no turismo com ênfase na tendência tecnológica. Nesse sentido, buscou-se através da análise bibliográfica apresentar quais as principais tendências e como elas tem transformado a maneira de ofertar o turismo para as demandas, objetivando uma análise de como esses paradigmas influenciam no planejamento e gestão dos destinos turísticos. Afim de atingir o objetivo proposto, foram desenvolvidos três objetivos específicos discorridos em três capítulos, correlacionando as principais temáticas, uma vez que, tem sido um discurso primordial aos gestores do Turismo, que precisam pensar globalmente para atuar e inovar localmente.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.24864/arepb.v7i2.384

A Barriguda: Revista Científica

Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito
Campina Grande - PB - Brasil

contato@abarriguda.org.br

Licencia Creative Commons
Os trabalhos publicados em A Barriguda: Revista Científica estão licenciados com uma Licença Creative Commons